Com o lançamento marcado pra acontecer no dia 13 de junho, em Botafogo, o livro “Poder, persuasão e produção de verdade: a ação dos sofistas” (Nau Editora, RJ), produzido com o apoio da Faperj, organizado por professores do curso de Filosofia da UFRRJ, retoma uma discussão ética que há muito estava adormecida. Ao se debruçarem sobre textos relativos aos Sofistas, os autores buscaram tratar nessa obra da ressignificação de seu papel na história da filosofia mundial.
Historicamente conhecidos pela sua grande capacidade de oratória, os Sofistas sempre foram vistos com maus olhos, já que frequentemente se utilizavam desta oratória para se furtar da verdade, enganando e dissimulando aqueles que os ouviam. “Poder, persuasão e produção de verdade” nos apresenta um novo olhar, a partir da análise de diversos estudiosos, fazendo com que o leitor possa vislumbrar uma realidade em que os Sofistas foram importantes para a democracia e o livre pensamento.
Autores da obra:
Admar Costa (UFRRJ); Alice Bitencourt Haddad (UFRRJ);Cristiane A. de Azevedo (UFRRJ); Davison de Paula (PPGFil-UFRRJ); Erick Costa (PPGFil-UFRRJ); Francisco de Moraes (UFRRJ); Gabriel Moraes (PPGFil-UFRRJ); João Carlos P. da Silva (PPGFil-UFRRJ); Fernando Santoro (UFRJ); Luis Felipe Bellintani (UFF); Luisa Buarque (PUC-Rio); Maria Aparecida Montenegro (UFC). Carolina Moreira Torres (CEFET/RJ).
Ex-aluno de Belas Artes lança livro de fantasia
A corrupção na ditadura: como foi?